home > F.A.Q.s


Serviço indisponível de momento. Lamentamos o incómodo.
Por favor deixe a sua mensagem através do nosso formulário de contacto.
Se preferir contacte-nos através do número +351 220 996 592.

F.A.Q.s Perguntas Frequentes

PME-online
Qual o proprietário do pme-online.com?
O sítio www.pme-online.com pertence à WORKFLOW - CONSULTORIA EMPRESARIAL e pretende desta forma divulgar, implementar e gerir soluções de presença na Internet destinadas a micro, pequenas e médias empresas.
O que é?
PME-online é uma solução global de serviços de implementação de presença na Internet.
Vai desde o registo de domínio, criação e desenho de sítio na Internet, manutenção e actualização de conteúdos fornecendo ferramentas próprias para esse efeito.
O serviço está dividido em 3 versões distintas conforme o âmbito de negócio:
  • PME-online mySite: solução básica que incorpora todas as ferramentas necessárias para divulgar os seus produtos e serviços;
  • PME-online News: solução destinada a edições online de jornais e revistas;
  • PME-online eMarket: solução avançada para vendas e/ou encomendas online.
A quem se destina?
Destina-se essencialmente a profissionais liberais, micro, pequenas e médias empresas que procuram uma solução atrativa para o seu negócio online.
Como funciona?
O serviço desenvolve-se em 3 etapas:
  1. Pré-instalação: escolha e registo de domínio;
  2. Desenvolvimento e instalação: desenvolvimento de proposta de layout de website, programação e instalação;
  3. Manutenção/actualização: manutenção e suporte actualização de conteúdos através de backoffice próprio (PLADON®).
O que é o PLADON®?
PLADON® - Plataforma de Administração Online, é a marca registada pela WORKFLOW e que dá nome ao backoffice por nós desenvolvido.
Com esta ferramenta qualquer utilizar comum da Internet poderá, de forma fácil e intuitiva, actualizar qualquer conteúdo do seu website.
Já tenho um site. Efectuam remodelações?
Sim. Poderá subscrever qualquer versão dos nossos serviço. Neste caso, iremos propor um novo design e instalamos todos os conteúdos anteriores que pretender.
Quanto poderei ter o meu site online?
Na versão mySite, se nos enviar toda a documentação necessária e conteúdos iniciais, desenvolvemos uma proposta de design dentro de 10 dias úteis.
Durante este processo, o registo de domínio será efectuado e instalado.
Serão também configuradas as suas contas de email.
Após apresentação da proposta de design, caso aprove, o seu site poderá estar efectivamente online nos 5 dias úteis seguintes.
Caso sejam necessários ajustamentos à proposta de design, o processo só será concluído aquando da sua aprovação final.
Se optar por outras versões e/ou módulos extra, a sua programação poderá levar mais algum tempo.
Domínios
O que é um Domínio
Um domínio é um nome de fácil memorização e que serve para localizar e identificar computadores na Internet.
Quando se visita um sítio web ou se envia um e-mail, o nosso computador precisa de saber a localização do servidor em que a página ou a caixa de e-mail de destino se encontram armazenados para nos poder mostrar a informação que desejamos ver (o conteúdo da página ou o relatório de entrega do e-mail). A informação da localização destes servidores está noutro servidor (chamado servidor de nomes) que assegura a indicação do endereço certo para a entrega dos pedidos enviados pelo nosso computador para a Internet. Essa tarefa é operada através da conversão do nome de domínio indicado pelo nosso computador (ex: www.dns.pt) num endereço IP, que identifica a localização dos computadores na Internet. O conceito de domínio Foi criado com o objectivo de facilitar a memorização dos endereços de computadores na Internet. Imagine ter que memorizar um número como 193.136.2.193 (endereço IP) e inseri-lo na barra de navegação para poder consultar o sítio do DNS e depois ainda decorar várias outras sequências de números de sítios que utilize regularmente.
Seria uma tarefa bastante difícil e a Web certamente não teria o sucesso que tem hoje.
Escrever pme-online.com ou google.pt torna-se bastante intuitivo e fácil de memorizar.
Empresa na Hora
No âmbito do projecto "Empresa na Hora" do Ministério da Justiça, a FCCN/DNS cria de forma automática o respectivo domínio na data de constituição da empresa ou da associação.
Com a constituição da Empresa ou Associação "na hora", estas passam a ter também "na hora" o seu nome de domínio registado e com a oferta da primeira anuidade.
A FCCN obtém diariamente a lista das empresas e associações constituídas nesse dia sendo a informação enviada pelo sistema do ITIJ ao sistema de DNS que cria de uma forma automática o domínio cujo nome obedecerá aos seguintes critérios:
- O nome de domínio coincidirá com o nome da empresa ou associação enviado pelo ITIJ, incluindo os caracteres especiais da língua portuguesa; Sempre que o nome de domínio seja constituído por mais de uma palavra, as mesmas serão separadas por um hífen;
- O nome de domínio ficará registado em nome da empresa ou associação com o seu número de contribuinte;
- O domínio ficará alojado na FCCN com a activação de uma página modelo, sendo o ITIJ a Entidade Gestora, até que a empresa ou associação assumam a gestão do domínio ou nomeie uma entidade gestora.
Para transferência do domínio para a gestão da empresa ou associação é remetida notificação fornecendo as credenciais de acesso necessárias à gestão on-line de domínios.
Existe também a hipótese de alteração através de formulário próprio, esta primeira alteração não tem custo sendo que as seguintes se regerão pelo regulamento de registo de domínios em vigor.
Caso não seja feita actualização do domínio até ao final do período de um ano o domínio é removido.

Se abriu recentemente a sua empresa pode, desde já, utilizar o domínio registado gratuitamente com os nossos serviços. Para tal contacte-nos e coloque o seu negócio online.
O Sistema DNS
O Domain Name System (DNS), criado em 1984, é uma das ferramentas fundamentais para o funcionamento da Internet que efectua a resolução de nomes de domínios em endereços IP (sejam eles IPV4 ou IPV6) e vice-versa. Este Sistema garante dois objectivos essenciais: • A possibilidade que dá ao ser humano de se abstrair de endereços de rede (endereços IP) cuja memorização é complexa, ao mesmo tempo que permite alterações desses endereços IP sem que o utilizador tenha que conhecer essa alteração para continuar a usar um serviço; • A garantia que as máquinas e os seus nomes sejam geridos de forma hierárquica e distribuída com o Root Server mundial no topo da hierarquia e com a informação distribuída por milhares de servidores de nomes existentes na Internet, pressuposto do seu sucesso enquanto rede global – não sendo necessário contactar uma entidade central sempre que se efectue uma alteração ou uma adição de novos dispositivos na Internet. Este sistema garante a disponibilidade e sucesso da Internet de forma hierárquica e distribuída.
Domínio não é Alojamento
Muitas vezes confunde-se o conceito de domínio com alojamento. No entanto são realidades diferentes.
O alojamento de um sítio web é efectuado por um servidor próprio (servidor web ou HTTP) onde se armazenam os conteúdos desse sítio e se disponibilizam esses mesmos conteúdos aos computadores que os requisitarem, através de um protocolo de comunicação específico (o protocolo HTTP). Este processo é independente de nomes de domínio e o acesso aos conteúdos pode ser efectuado indicando apenas o endereço IP deste servidor web. Como o endereço IP é difícil de memorizar, o sistema de nomes de domínio permite atribuir um nome a esse endereço IP, serviço este que é fornecido por um servidor de nomes. Mas o serviço de resolução de nomes de domínio não é utilizado apenas para o acesso a sítios web. A sua utilização é tão vasta como a inúmera quantidade de serviços presentes na Internet, nomeadamente, e-mail, messaging, peer-to-peer, video-difusão.
Como posso registar um nome de domínio?
Para registar o seu domínio contacte-nos através dos vários canais que dispomos. Se já é nosso cliente, pode submeter o seu pedido através da sua área de cliente.
Posso escolher qualquer nome de domínio?
Não. Em domínios .PT, a escolha do nome do domínio implica sempre a observância das condições gerais previstas (aplicáveis a PT e a todos os classificadores), bem como das condições especiais aplicáveis a cada classificador.
Pode consultar as regras em: https://www.dns.pt/web/guest/regras-de-dominios
O registo de domínios .com, .net, etc. é livre, como tal, desde que esteja disponível o nome poderá ser registado.
O nome que pretendo já está registado por outra entidade. O que posso fazer?
No caso do nome que pretende registar estar ocupado, pode:
a) Optar pelo registo de outro nome de domínio;
b) Optar pelo registo noutro classificador (.com; .pt; .net, etc), se tal for possível e o nome estiver livre;
c) Em domínios .PT se for titular de um direito anterior, recorrer ao processo de Arbitragem, se considerar que existe um conflito sobre aquele nome de domínio e legitimamente houver condições para considerar que o mesmo lhe deve ser atribuído.
Posso registar um domínio .PT com base num pedido de registo de marca?
Depois da liberalização dos domínios .PT já não é necessário qualquer tipo de registo de marca.
É necessário enviar alguma documentação com o registo do meu domínio?
Basta que nos envie a declaração de registo de domínio.
Posso alterar o nome do meu domínio?
Não. O processo de alteração do nome de um domínio implica a remoção do anterior domínio e o pedido de um novo.
Posso transferir a titularidade do meu domínio para outra entidade?
Sim, desde que se mantenham cumpridas as regras de legitimidade e base de registo.
Quanto custa um registo de domínio?
Os preços de registo podem variar dependendo da existência ou não de campanhas dos parceiros da WORKFLOW, como tal, solicite-nos uma proposta.
O que acontece ao meu domínio se não for renovado?
A não renovação de um domínio no final do seu prazo de validade importa a sua expiração. A WORKFLOW notifica sempre da necessidade de proceder à renovação do domínio e da data de expiração.
De quantos domínios pode uma entidade ser titular?
Não existe limitação.
Alojamento
Onde vai ser alojamento o meu site e emails?
A WORKFLOW providenciará um alojamento adequado à sua solução junto de um parceiro nacional, com as características próprias de cada solução.
Quantas contas de email poderei ter?
O número de contas de correio electrónico é ilimitado.
Qual o espaço disponível para as minhas contas de email?
O espaço disponível depende da versão do serviço, sendo que a versão base terá 4 GB disponíveis para emails.
Qual o espaço disponível para os conteúdos do meu site?
O espaço máximo alocado a cada website será de 4 GB.
Qual o limite de tráfego do meu alojamento?
Não existe limite de tráfego associado ao seu alojamento.
Como posso aceder ao meu email?
Tem duas formas de aceder às suas contas de correio electrónico: por webmail ou utilizando um software cliente de email. Para mais informações aceda à sua área de cliente e descarregue o manual de configuração e utilização de correio electrónico.
Já registei um domínio posso utilizá-lo com os vossos serviços?
Sim. Basta que nos delegue a gestão do domínio ou proceda às configurações técnicas necessárias.
Pagamentos
Quais os meios de pagamento ao meu dispor?
Cheque

Transferência Bancária

Multibanco
 
Contactos
Como posso contactar-vos para obter mais informações?
Utilize uma das formas de contacto disponíveis aqui.